NOTICÍAS CORE – PR - nº 02 - INFORMAÇÕES RELEVANTES

 

NOTICÍAS CORE – PR - nº 02 - INFORMAÇÕES RELEVANTES

 

Diante do Cenário atual o CORE- PR através deste canal procura levar a todos os Representantes Comerciais do estado do Paraná informações e que possam de alguma maneira contribuir para a atualização e entendimento das principais notícias que envolvem a todos nos Representantes. Ressaltamos que o CORE – PR está mantendo constante contato com as principais lideranças do Estado visando a adoção de medidas que protejam os direitos dos Representantes Comerciais.

- PARA DÚVIDAS: O CORE – PR colocou a disposição de todos os Representantes Comerciais do Estado do Paraná seu Departamento Jurídico para atender a consultas e dúvidas sobre assuntos que seja decorrentes da Pandemia do COVID-19, em caso de interesse a consulta deve ser dirigida para o e-mail : duvidas.juridico@corepr.org.br .

- INFORMAÇÕES – RESOLUÇÃO Nº 152 CGSN QUE PRORROGA O PRAZO PARA PAGAMENTO DOS TRIBUTOS FEDERAIS NO ÂMBITO DO SIMPLES NACIONAL


PERGUNTAS E RESPOSTAS – SIMPLES NACIONAL

01) Como devo preencher a guia de pagamento do Simples Nacional nos meses de abril, maio e junho?

Por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Declaratório (PGDAS-D), que o contribuinte já está acostumado a utilizar todos os meses, haverá a emissão de dois Documentos de Arrecadação do SN (DAS) um para os tributos federais e outros para os demais tributos, com os respectivos vencimentos.

02) Quem não pagou integralmente o Simples Nacional no mês de março, relativo aos fatos geradores de fevereiro de 2020, está coberto pelo adiamento de prazo?

Não, a competência fevereiro/2020, com vencimento em 20 de março não foi prorrogada. O contribuinte que não pagou no prazo deve realizar o pagamento em atraso quanto antes para não ficar em mora.

03) Os impostos estaduais e municipais que estejam incluídos do Simples Nacional precisam ser pagos nos meses de abril, maio e junho de 2020?

Sim, estes tributos do ICMS e ISS não foram prorrogados

04) Como devo preencher as guias de pagamento do Simples Nacional nos meses de outubro, novembro e dezembro? Por exemplo, em outubro devo preencher duas guias, uma referente ao vencimento de abril e outra para o vencimento de outubro?

Através do PGDAS – D será emitida em abril, maio, junho os DAS com os vencimentos prorrogados que poderão ser reemitidos em outubro, novembro e dezembro.

 

Paulo Nauiack

PRESIDENTE CORE – PR