INSTITUCIONAL » História



 

A Representação Comercial no Brasil tornou-se uma profissão regulamentada a partir de 9 de dezembro de 1.965, com a publicação da Lei 4886/65, que regulamentou a atividade dos autônomos e empresas de representação em nosso país.

Desde o início do século, a atividade já era exercida por milhares de pessoas, e a regulamentação trouxe o equilíbrio nas relações entre representadas e representantes.

Pela Lei foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais - CONFERE, sendo este encarregado da instalação dos Conselhos Regionais, um em cada estado brasileiro.

Os conselhos regionais contaram para sua formação e composição com os dirigentes sindicais da mesma área de atividade, visto que muitos deles estavam em pleno funcionamento nos estados, como no caso do Paraná, onde o Sindicato dos Representantes Comerciais congregava seus associados desde 1.942. Dessa forma, no dia 8 de fevereiro de 1.966, foi criado o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná, com a sigla CORE/PR.

A Diretoria do Conselho é composta por 9 membros: presidente, secretário, tesoureiro e mais 6 conselheiros. É vedado aos Conselhos Federal e Regionais dos Representantes Comerciais desenvolver quaisquer atividades não compreendidas em suas finalidades previstas na Lei, inclusive as de caráter político-partidário.

A sede do CORE/PR, nos dois primeiros anos, funcionava em espaço cedido pela Federação do Comércio do Paraná. Em 1.968, o Conselho adquiriu sua sede própria, onde se encontra até hoje sua agência central.

 

NOVA SEDE

Em 2013 O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) realizou a aquisição de sua nova sede em Curitiba, um espaço que oferece 1045m² ao representante comercial. Está localizada em um bairro nobre da região central de Curitiba e é bastante conhecida pelo segmento, pois pertencia à Associação Paranaense de Supermercados (APRAS). As negociações começaram no início deste ano e a mudança para a nova sede deverá ocorrer ainda em 2014. “A nova sede oferece toda a estrutura necessária para realizar as ações que planejamos para os próximos anos. Além de várias salas de apoio, um espaço gourmet para cinquenta pessoas e amplo estacionamento, a estrutura oferece um auditório muito bem equipado que acomoda confortavelmente cerca de cem pessoas. A realização de cursos, seminários, debates e até as atividades rotineiras serão favorecidas”, declarou o presidente do CORE-PR, Paulo Nauiack. Inicialmente o atendimento será realizado nas duas sedes, uma vez que o endereço atual é usado pelo CORE-PR há mais de 40 anos. “O atual endereço fica na região central de Curitiba e é referência para nossos filiados, dessa forma, num primeiro momento, parte desta sede ficará à disposição do atendimento e as demais áreas passarão por reformas”, complementou o presidente.